Após a ocorrência de cinco afogamentos na Praia Grande, em Ubatuba, registrados nos últimos dias, entre sábado e segunda-feira, 14 e 16 de janeiro, a Prefeitura de Ubatuba reforça orientações a banhistas que frequentam as praias do município.
Em Ubatuba, são realizados, em média, 800 salvamentos durante o período da temporada – que vai de dezembro a março – o que significa uma média de mais de um salvamento por dia.
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar), é muito importante que o banhista conheça o local que vai entrar no mar, que converse com um guarda-vidas e, também, fique atento às orientações e advertências sonoras do profissional.
A orientação do Corpo de Bombeiros é que os turistas possam ligar previamente para o Gbmar e consultar qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373.
Medidas
Para oferecer mais segurança aos banhistas, a Prefeitura viabilizou a contratação de 40 Guarda Vidas Temporários (GVT’s) para o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBmar) – divididos nos meses de novembro a janeiro.
O Estado também efetua a contratação de 40 GVTs – contribuindo ainda mais com a segurança nas praias. Ainda segundo o Gbmar, o treinamento dos GVT feito como parte da seleção busca assessorar no conhecimento e no treinamento físico para adequar o guarda-vidas a fazer o salvamento e retirar a vítima da água e fazer o primeiro atendimento até a chegada da ambulância/socorro.
Recomendações
O comandante do Gbmar em Ubatuba, tenente Guilherme Vegse, destacou alguns pontos importantes aos quais os banhistas devem redobrar a atenção:
Pedras e costeiras são sempre um risco potencial;
Boias e objetivos flutuantes geram falsa sensação de segurança e causam muitas mortes;
Álcool e mar não se misturam;
Respeite a sinalização: elas indicam o risco à vida;
Peça e respeite a orientação do guarda-vidas: ele é seu o melhor amigo na praia;
Procure praias adequadas para o banho, elas são diferentes.
Fonte: Secretaria de Comunicação PMU