Por medida de segurança, devido as condições meteorológicas, a Fundação Florestal está proibindo o acesso de turistas até a Cachoeira da Água Branca, que fica na região sul do município.
A cachoeira é considerada a mais alta de Ubatuba com uma queda d’água de cerca de 180 metros de altura. O acesso até a cacheira da Água Branca é feita por uma trilha através do bairro do Sertão da Quina. A caminhada até a cachoeira leva cerca de 3 horas.
A visitação ao local só deve ser feita, após liberação do acesso pela Fundação Florestal, mediante a contratação de monitores credenciados pela fundação. A medida está em vigor desde o dia 5 de janeiro e, de acordo com o órgão, a interdição permanece até que haja normalização das condições climáticas e redução de perigo para os visitantes.
A ação preventiva da Fundação Florestal, que também incluiu a proibição de vista ao Pico do Corcovado visa evitar acidentes no local, uma vez que as chuvas intensas aumentam a força das águas. A medida está em vigor desde o dia 5 de janeiro e, de acordo com o órgão, a interdição permanece até que haja normalização das condições climáticas e redução de perigo para os visitantes.
É importante destacar, ainda, que em área de Unidade de Conservação, como o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, é obrigatório a contratação de monitor ambiental credenciado, para acessar os atrativos como, por exemplo, a Cachoeira da Água Branca e o Pico do Corcovado. Quem deseja obter mais informações, pode entrar em contato diretamente pelo telefone 12 3832-1397 (Escritório Regional da Fundação Florestal) ou pelo e-mail npicinguaba.agendamento@fflorestal.sp.gov.br.