Um guarda-vidas temporário (GVT) salvou uma bebê de apenas dois anos e 10 dias que se engasgou com amendoim na praia. Alice estava com os pais na Praia Grande em Ubatuba quando o incidente aconteceu.
Segundo informou o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a menina estava comendo amendoim e acabou se engasgando com o alimento; apavorados, seus pais tentaram fazer com que Alice viesse a respirar normalmente, mas não tiveram sucesso.
A alguns metros de distância estava o GVT Cézar Silva de Andrade realizando prevenções na faixa de areia. A família correu com o bebê já desfalecido nos braços e o entregou ao GVT que rapidamente realizou a manobra de Heimlich e conseguiu fazer com que o alimento que estava obstruindo a garganta fosse expelido.
A manobra
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias impedindo a pessoa de respirar.
Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso das vias aéreas.
A manobra foi inventada pelo médico americano Henry Heimlich em 1974 e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações.