A CCR RioSP informou que concluiu a obra no km 33,8 da BR-101 (Rio-Santos), na região da praia de Itamambuca, em Ubatuba. Segundo a concessioária, o local foi um dos 450 pontos danificados pelas chuvas que atingiram os 270 km da rodovia, em abril desse ano. Na quarta (26/10), a concessionária finalizou a aplicação de nova sinalização de solo e liberou o local para o tráfego de veículos.
A obra foi dividida em três etapas. As duas iniciais consistiram na aplicação de nata de cimento no talude; na sequência, foi realizado o serviço de solo grampeado, que consiste na perfuração e inserção de barras de aço com injeção e calda de cimento no corpo do talude, com objetivo de solidarizar o maciço.
Por fim, as equipes de obra e de engenharia da CCR RioSP fizeram a recomposição do talude que cedeu, com aplicação de rachão - pedra compactada - e manta de geotextil na região atingida interditando parte da pista.
A CCR RioSP é responsável pela administração das Rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Rio-Santos (BR-101), num total de 626 km de extensão. A Via Dutra liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do país – Rio de Janeiro e São Paulo - que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. Já a BR-101, entre Ubatuba (SP) e o Rio de Janeiro (RJ), passa por uma região litorânea que tem grande fluxo turístico.