Um objeto coberto por crustáceos foi encontrado em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Uma moradora estava caminhando pela praia quando se assustou ao ver um quadrado "grande e pesado". Fátima Bairrada, de 56 anos, disse nesta quinta-feira (13) que outras pessoas ficaram curiosas e algumas com medo de se aproximar do objeto, que segundo ela, tem cerca de 60 centímetros de altura e "pesa mais de 80 quilos".
Fátima, que é enfermeira, explica que encontrou o material enquanto caminhava na areia da praia no balneário Porto Velho, acompanhada da esposa, Maria de Lurdes Santos, de 61 anos, e de uma amiga, Sueli Cauto, de 71. Por conta do tamanho e do estado do material, o objeto imediatamente chamou a atenção do grupo.
“De longe achei que era uma pedra, mas chegando ao local vi que pareciam roupas grudadas e cheias de crustáceos. Voltamos lá e descobrimos que é borracha compactada. Tentei tirar de lá, mas o peso é muito grande e ele [o objeto] não se moveu da areia”, relata.
A enfermeira disse que ao observar a conservação do material, acredita que ele deve estar há muito tempo no mar. “Meu sentimento foi de medo e dó ao mesmo tempo, pois vi pelo aspecto do objeto que ele está lá há vários anos, sem se desfazer. Fiquei muito preocupada, curiosa e assustada. Na verdade, temi por um naufrágio”.
Segundo Fátima, muitas pessoas têm medo de chegar perto do material e alguns curiosos ficam de longe observando e fazendo perguntas. Ela disse também que o material é muito grande e pesado, já que mesmo em três pessoas não conseguiram retirá-lo da faixa de areia. “Ele mede mais ou menos 60 cm de largura, e cerca de 45 de altura. O peso é superior a 80 quilos”, explica.
A moradora disse que ficou perdida, sem saber qual órgão acionar, porém, segundo ela, entrou em contato com o Instituto de Pesquisas de Cananeia (Ipec) – que monitora as praias da região, para comunicar sobre a localização do material.
** Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, economia, esportes, cinema, emprego e muito mais. Mande um "quero participar do grupo" no whats que adicionaremos.