Após 36 dias internado, o Papa Francisco terá alta neste domingo (23). A informação foi dada pelos médicos que atendem ao pontífice, durante coletiva em Roma.
Os médicos afirmaram que há duas semana o quadro do Papa é estável e nos últimos dez dias, uma melhora significativa foi apresentada, sendo assim, ele poderá continuar o tratamento em casa, com remédios via oral.
Apesar da alta, ainda há restrições de trabalho. A recomendação é que Francisco repouse por dois meses e não receba muitas visitas ao mesmo tempo.
Ele também terá que passar por sessões de fisioterapia para reaprender a falar, devido ao uso de oxigênio por tempo prolongado.
Alta e saudação aos fiéis
Com a alta, está prevista também para este domingo (23), às 12h, na janela do hospital Gemelli em Roma, uma saudação do Papa Francisco aos fiéis. Segundo o Vaticano, o texto do Angelus- oração, será compartilhado.
Essa será a primeira aparição do pontífice desde o dia 14 de fevereiro, quando foi internado para tratar de um bronquite persistente. O quadro do cardeal se gravou, passando para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias e pneumonia bilateral.
Francisco precisou de ventilação mecânica e por duas vezes durante a internação teve episódios críticos, com risco de morte. Apesar disso, médicos garantem que ele nunca foi intubada.