Com efeitos climáticos cada vez mais frequentes, como a tragédia em São Sebastião, em fevereiro de 2023 e as fortes chuvas em Monteiro Lobato, em 2024, a concessionária pretende reforçar toda a infraestrutura elétrica a fim de minimizar os impactos provovados por esses eventos.
Com o aporte ao longo dos próximos anos, as redes elétricas da EDP serão ampliadas e reforçadas. A infraestrutura energética será modernizada, com a implementação de novas tecnologias, sistemas automatizados e maior digitalização. Isso garantirá redes mais resilientes e seguras, além de aprimorar a modernização dos equipamentos do sistema e reduzir as perdas de energia.
Por ser uma área de maior demanda durante esse período do ano, o Litoral Norte vai ganhar um reforço das equipes da EDP já na estação mais quente do ano.
A EDP é responsável pela distribuição de energia elétrica em 28 municípios de São Paulo (Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte). Somente em 2023, a empresa destinou R$ 819 milhões para a modernização e substituição de redes, com foco em inovações para um sistema elétrico mais robusto e ágil.
Entre as ações implementadas, foram substituídos 412 km de rede comum por rede protegida, que é mais resistente à ação das árvores e menos suscetível a falhas devido à arborização.
Além disso, foram realizadas modernizações de 846 postes, com a instalação de rede inteligente em 38 mil unidades. Isso permite que a EDP saiba quando um cliente fica sem energia, antes mesmo de ele ligar para o atendimento, facilitando a gestão de crises.