noticias733 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Vale !

Geral

Chuva preta no Vale do Paraíba: quais os riscos e como se proteger

Publicada em 12/09/24 às 10:12h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Chuva preta no Vale do Paraíba: quais os riscos e como se proteger  Compartilhar a noticia Chuva preta no Vale do Paraíba: quais os riscos e como se proteger  Compartilhar a noticia Chuva preta no Vale do Paraíba: quais os riscos e como se proteger

Link da Notícia:

Chuva preta no Vale do Paraíba: quais os riscos e como se proteger
 (Foto: Internet)
Na próxima sexta-feira (13), o Vale do Paraíba poderá ser atingido por um fenômeno conhecido como “chuva preta”, despertando preocupação entre os moradores da região. A chegada de uma frente fria trará alívio após um período de seca e calor intenso, com temperaturas ultrapassando os 36°C, mas também poderá provocar esse tipo de precipitação peculiar. Segundo meteorologistas do Climatempo, a brusca mudança climática pode resultar na “chuva preta”, uma consequência do acúmulo de poluentes no ar durante os dias quentes e secos.

A “chuva preta” ocorre quando partículas de fuligem e poeira, acumuladas na atmosfera, são capturadas pelas gotas de chuva, provocando uma precipitação de coloração escura. De acordo com a MetSul Meteorologia, esse fenômeno, também chamado de “chuva de fuligem”, é um indicador de altos níveis de poluição no ar. As partículas são compostas principalmente por carbono, proveniente de queimadas incompletas de materiais orgânicos, como combustíveis fósseis e biomassa.

Riscos à saúde

Os riscos à saúde estão associados à exposição a essa precipitação, que pode contaminar vegetação e superfícies, além de deixar uma camada visível de sujeira em estruturas e veículos. Especialistas recomendam que a água da “chuva preta” não seja consumida nem oferecida a animais, e que banhos de chuva sejam evitados. Estudos realizados por pesquisadores das Universidades de São Paulo e São Caetano do Sul indicam que a exposição a emissões de biomassa pode causar efeitos adversos à saúde da população local.

Com a frente fria prevista, as temperaturas no Vale do Paraíba devem cair drasticamente, atingindo máximas de 21°C no domingo (15), após semanas de calor extremo. O alívio, no entanto, pode vir acompanhado de precauções devido ao fenômeno da “chuva preta”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 93585-8452

Visitas: 289199
Usuários Online: 448
Copyright (c) 2024 - Conexão Vale - Conexão Vale - Sua Revista Eletrônica
Converse conosco pelo Whatsapp!