O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (19) um alerta de “perigo potencial” para baixa umidade do ar em 39 cidades do Vale do Paraíba e região. A previsão indica que, nesta terça-feira (20), a umidade relativa do ar pode cair para níveis críticos, entre 20% e 30%, entre 11h e 20h, o que traz riscos consideráveis à saúde e ao meio ambiente.
Além da baixa umidade, Campos do Jordão enfrenta um cenário atípico com temperaturas elevadas durante o dia. No entanto, durante a noite, a temperatura tem caído bruscamente, tendo registrado 3°C na última madrugada. Menos de uma semana atrás, a cidade bateu recorde de frio, evidenciando as grandes variações de temperatura.
Os níveis baixos de umidade aumentam a probabilidade de problemas respiratórios, desidratação e também o risco de incêndios florestais. As cidades sob alerta incluem São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Bragança Paulista e Campos do Jordão, entre outras. Apenas o Litoral Norte de São Paulo e Bananal não estão dentro da área de risco.
Em caso de emergência, como dificuldades respiratórias ou incêndios, os moradores devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.