O presidente Lula participou neste domingo (30/6), da inauguração do programa Morar Carioca do Aço, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. Na ocasião, ele voltou a defender que os apartamentos populares sejam construídos com uma “varandinha”, que ele chamou de “varanda do pum“. Ele estava na cerimônia ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD).
“Eu sempre falou sobre a varandinha, a varanda do pum. Não custa muita coisa. Tem dia que a gente está com mais flatulência, não precisa fazer as coisas perto da família, é uma questão de respeito”, disse o presidente, durante a cerimônia de entrega dos residenciais, que tem 48 m².
Segundo Lula, o Brasil precisa acabar com o preconceito contra as pessoas pobres. “As pessoas precisam saber que as pessoas pobres gostam de coisas boas, a gente gosta de se vestir bem, comer bem. Por que as pessoas pensam que pobre quer usar coisa de qualidade inferior? A gente não quer. A gente quer comer carne de primeira. Todo mundo quer banho quente. É preciso esse país acabar com a mania de achar que as pessoas mais humildes não gostam de coisa boa”, reforçou ele, na ocasião.
Em outras oportunidades, o presidente Lula já havia falado sobre a “varanda do pum”. Em dezembro do ano passado, durante o lançamento do empreendimento “Copa do Povo”, do Minha Casa, Minha Vida, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, ele já havia falado sobre o assunto.