O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar para partes das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. O aviso inclui praticamente todo o estado de São Paulo. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo, a capital paulista, por exemplo, chegou a registrar nesta terça (18) apenas 35% de umidade relativa do ar.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Além do ressecamento das vias aéreas, a poluição acaba piorando as doenças respiratórias. Por isso, a indicação é de as pessoas abusarem da hidratação e evitarem ficar expostos diretamente ao sol entre 11h e 16h.
A dois dias do início do inverno, que começa às 17h15 desta sexta-feira (21), o estado de São Paulo enfrenta uma onda de calor - quando a temperatura fica ao menos 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias.
O tempo quente e seco, segundo os meteorologistas, ocorre pela permanência de um bloqueio atmosférico sobre a região central do Brasil. Essa condição meteorológica, afirma o CGE, inibe a formação de nuvens que provocam chuva.
O calor deve continuar no fim de semana, mesmo com o início do inverno, com termômetros podendo chegar próximos de 30°C em várias cidades do estado.