Os eleitores que precisam alterar o local de votação, precisam se agilizar. O prazo para solicitar a mudança do domicílio eleitoral e participar das eleições municipais de 2024 encerra em 8 de maio e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recomenda que não deixem para a última hora.
A mudança pode ser feita por pessoas que já estão há pelo menos três meses na nova residência e que não tenham feito alistamento eleitoral ou transferência de local de votação dentro do prazo de um ano.
O processo para transferência é realizado pela internet, através da plataforma Título Net, no site oficial do TSE.
Após acessar a plataforma, na seção “Atendimento Eleitoral”, clique em “Atualize ou corrija seu título eleitoral” e, em seguida, em “Atualize seu endereço”. Preencha os dados pessoais e siga as instruções do sistema, incluindo o envio de documentos solicitados e uma foto estilo selfie com o documento oficial de identificação.
Um dos requisitos é o envio do comprovante de residência ou outro documento que comprove vínculo com a cidade onde pretende votar.
Depois de preencher o formulário, o eleitor receberá um número de protocolo para acompanhar o pedido. A solicitação será avaliada pelo cartório eleitoral responsável e a resposta sairá em alguns dias.
Eleições municipais 2024
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 é em 6 de outubro. Cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno para prefeito, se nenhum candidato obtiver maioria absoluta de votos. Nesse caso, a segunda rodada é em 27 de outubro.
Jovens de 16 ou 17 anos até 6 de outubro, e aqueles acima de 18 anos sem título, podem solicitar a emissão do documento pelo TítuloNet.
Em 2024, serão escolhidos os prefeitos das capitais e mais de 5.500 cidades do país, além dos vereadores. Só municípios com mais de 200 mil eleitores terão segundo turno, se necessário.