A partir do dia 30 de abril, o álcool líquido 70% não será mais comercializado em supermercados e outros estabelecimentos em todo o Brasil. A proibição faz parte de uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Vale destacar, porém, que a medida não vai afetar a venda do álcool 70% em gel ou outras formas, como lenços e aerossóis.
A comercialização do álcool 70% foi proibida há mais de 20 anos, em 2002, devido à alta inflamabilidade do produto e ao risco de acidentes. No entanto, durante a pandemia de covid-19, essa proibição foi temporariamente revogada devido ao uso do álcool para higienização de mãos e objetos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 150 mil internações por ano são registradas no país devido a queimaduras.
A Anvisa, após levantamentos e consultas com a participação da sociedade, destou que as situações mais perigosas de queimaduras, na maioria dos casos, estão relacionadas ao uso do álcool no momento de acender churrasqueiras e fogueiras.