A Doença de Crohn levou o jornalista Evaristo Costa a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da Inglaterra, onde mora, na última sexta-feira (12). Ele teve complicações decorrentes desse problema. Os sintomas que levaram o jornalista à UTI foram diarreias, febre e perda de peso. No hospital, precisou recorrer à morfina para aliviar as dores.
É uma doença inflamatória do trato digestivo. Ela provoca inflamação crônica que pode levar a dores abdominais, diarreia, fadiga, desnutrição e perda de peso. Dependendo da gravidade da inflamação, pode alcançar camadas mais profundas do intestino.
Entre as complicações estão estenoses (estreitamento do intestino), formação de fístulas (conexões anormais entre órgãos), abcessos e surgimento de pólipos. Em casos mais raros, pode causar problemas em outras partes do corpo, como articulações, pele, olhos e fígado.
A doença pode ser debilitante e, em alguns casos, levar a complicações graves que podem até resultar na morte do paciente. Não existe uma cura para a doença, mas os tratamentos costumam reduzir bastante os sintomas.
A causa exata da Doença de Crohn não é conhecida, mas acredita-se que seja o resultado de uma interação complexa entre fatores genéticos, ambientais e do sistema imunológico.