O alerta, identificado pela cor amarela, indica o perigo potencial de chuvas intensas, com precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos na faixa de 40 a 60 km/h.
Além disso, há um baixo risco de ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Diante dessa previsão, o Instituto oferece algumas orientações para a população:
Evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores e evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Verão atípico
O Verão começou oficialmente na sexta (22) e terá temperaturas acima da média no Vale do Paraíba, como aconteceu na primavera.
Além disso, as chuvas intensas também deverão ocorrer com mais frequência do que o normal.
O Inmet, em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgou um relatório climático que aponta para um verão atípico.
Após um ano caracterizado por ondas de calor fora do comum, essa previsão mostra a expectativa de condições climáticas desafiadoras.
O verão é marcado por aumento nas temperaturas, dias mais longos em relação às noites, chuvas intensas, tempestades elétricas e ventos de moderados a fortes.
No entanto, a presença do fenômeno El Niño, que influencia a distribuição da temperatura da água no Oceano Pacífico, promete intensificar essas condições.
Por fim, o impacto do fenômeno pode se estender ao longo de toda a estação, que termina em 20 de março de 2024.