Diante de um cenário de eventos climáticos cada vez mais severos, potencializado pelo fenômeno natural El Niño, a EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, apresenta seu plano estratégico de atuação para reduzir os impactos das tempestades de verão no sistema elétrico nas cidades que integram sua área de concessão.
O evento que oficializou o início do Plano Verão 2023/2024, aconteceu hoje (14), em São Sebastião, cidade que enfrentou em fevereiro uma tragédia climática, com o maior volume de chuva já mapeado no Brasil em um único dia.
O planejamento da EDP foi construído com base nas melhores práticas utilizadas no enfrentamento das mais diversas contingências enfrentadas ao longo de 2023, com destaque às ocorrências em São Sebastião e à passagem de ciclones extratropicais e faixas de instabilidade climáticas pela área de concessão em São Paulo. Somado a isso, de acordo com análise da Organização Meteorológica Mundial, o El Niño seguirá com forte intensidade até abril de 2024, o que poderá provocar eventos extremos como chuvas fortes, vendavais e ondas de calor. A Climatempo destaca ainda que frentes frias vão atuar no sul, litoral e leste de São Paulo, causando maior variação térmica, principalmente, em dezembro.
Investimentos
O Plano Verão da EDP compõe o investimento realizado de R$ 815 milhões ao longo do ano, com obras de infraestrutura energética, substituição e instalação de redes mais robustas e resilientes, melhorias e modernização de equipamentos, implantação de novas tecnologias e sistemas automatizados. “A EDP tem executado recordes de investimentos para tornar suas redes mais inteligentes, digitalizadas e automatizadas, o que permite uma gestão operacional mais ágil e segura do sistema, principalmente, em situações críticas com alto volume de ocorrências”, destaca Dyogenes Rosi, Vice-presidente da EDP.
A infraestrutura energética para acompanhar o crescimento das cidades também foi ampliada e reforçada nos últimos anos. A EDP construiu, ampliou e colocou em operação 10 novas subestações de energia nos últimos quatro anos. As subestações permitem mais confiabilidade e qualidade no atendimento à população, pois elevam a capacidade do sistema energético local, além de trazer mais flexibilidade operativa.
A tecnologia do Centro de Operações Integrado (COI) da EDP, que completa um ano e meio de operação com sua nova estrutura, é aliada para garantir a redução do impacto aos clientes em possíveis ocorrências, a partir do uso da automatização, que permite manobras no sistema de forma remota. Para ampliar a inteligência da rede de distribuição também foram realizados investimentos entre 2022 e 2023, com a instalação de 814 novos equipamentos de religação automática do sistema (self-healing), que atualmente beneficiam 85% dos clientes de toda a área de concessão. Essa tecnologia é imprescindível para religar e seccionar, instantaneamente, trechos da rede com defeito, isolando o local da ocorrência e, assim, reduzindo significativamente o impacto na região.
Principalmente em momentos de eventos climáticos severos, com chuvas e ventos, o sistema elétrico é fortemente impactado por agentes externos, principalmente a vegetação. Por conta disso, a Companhia atua com trabalho preventivo de poda de árvores sobre as redes elétricas. Durante o ano foram realizadas mais de 405 mil podas nas cidades de concessão, visando minimizar este impacto. O trabalho é realizado por equipes especializadas e seguem critérios de meio ambiente. Além disso, a parceria entre EDP e prefeituras amplia a eficácia da atuação, garantindo mais segurança à população.
Reforço operacional
Até o final de março, a EDP, por meio do Plano Verão, estará com reforço na mobilização de equipes técnicas em campo e no COI. Vale destacar também o fortalecimento da parceria com a Climatempo, prefeituras e órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para o melhor planejamento e execução de serviços preventivos e emergenciais.
No caso de elevação do nível de criticidade da operação, a Companhia atua com um plano de priorização no atendimento a ocorrências que envolvam hospitais, postos de saúde, unidades de segurança pública e serviços essenciais, como escolas, creches, asilos e casos que possam oferecer risco à vida, além dos clientes cadastrados como dependentes de equipamento elétrico para a sobrevivência. Para isso, são estabelecidos níveis diferentes de criticidade que poderão permitir uma mobilização cada vez maior conforme a necessidade.
Com relação aos canais de relacionamento, atualmente, 89% dos atendimentos da Companhia são realizados pelos canais virtuais, site www.edp.com.br e aplicativo EDP Online. Porém, em momentos de grande volume de ocorrências, os clientes buscam também o Call Center, pelo 0800 721 0123, para registrar as suas demandas e, por isso, durante o Plano Verão, a Companhia reforça o efetivo de atendentes em 25%.
Fonte: EDP
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