A Campanha de Multivacinação foi prorrogada pelo Governo do Estado até o dia 14 de novembro. Estão contemplados os imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente, entre elas, as que protegem contra Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Febre amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), varicela, HPV (entre 9 e 14 anos de idade), BGC (tuberculose) e Covid-19.
Os pais das crianças e jovens que ainda não foram vacinados contra uma dessas doenças devem levar os filhos à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. Importante levar a caderneta de vacinação para a devida atualização das doses de imunizantes faltantes.
Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças infecciosas, pois fortalece o sistema imunológico e ajuda a estabelecer meios de defesa contra micro-organismos, de forma que, quando uma pessoa imunizada fica exposta à doença, o seu sistema imunológico poderá reagir rápido e eficazmente para prevenir a evolução dessa doença. A vacina protege quem a recebe e a comunidade como um todo.