A ventania acompanhada de chuva e relâmpagos, que começou nesta terça (24) na região, pode continuar até sexta-feira (27), aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Foi emitido um alerta para o risco em cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, além de todo o Estado.
Na região da RMVale, ainda segundo o Inmet, podem acontecer chuvas de até 50 milímetros por dia. Além disso, há risco de chuva de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Os estudos feitos pela Defesa Civil apontam que os ventos devem ser bem fortes, de até 70km/h.
No Litoral Norte, devido a essas previsões sobre rajadas de vento, a agitação marítima ficará bem mais intensa então, por isso, durante o período do alerta, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nem nas orlas da praia. Mantenham atenção com as edificações, infraestruturas e vias que estejam em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Não se deve também utilizar nenhum meio de transporte marítimo.
Ainda em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar em árvores e muito menos estacionar veículos próximos a torres de transmissão, por causa do risco de queda e também de descargas elétricas, segundo orientações do Instituto.
O INMET pede atenção dos moradores que vivem em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas com chuva. Em qualquer acaso, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.