A rodovia Paraty-Cunha, a RJ-165, será interditada ao tráfego no trecho da Ponte Branca, nos dias 3 e 4 de outubro. A interdição, no trecho, será a partir das 7 horas da manhã e não tem previsão para liberação da pista.
Segundo o Consórcio Serra da Bocaina II a interdição ocorrerá para a execução da segunda parte de lançamento das vigas e lajes da Ponte Perequê-Açu, com 01 guindaste e 01 carreta, posicionados e obstruindo totalmente a via.
Os pedestres terão passagem no decorrer da atividade, exceto nos períodos e horários de movimentação e içamento das vigas e lajes, conforme orientação da equipe do Consórcio e da Guarda Municipal.
Estrada antiga
A rodovia que liga Paraty até Cunha tem cerca de 46 quilômetros e uma das estradas mais antigas da costa sul-fluminense. O parte dela teria sido construída por escravos entre os séculos XVII e XIX a partir de trilhas que faziam a rota do ouro, minério que era transportado de Minas para os navios atracados no porto de Paraty. Mais tarde, a estrada passou a ser utilizada por tropeiros para o transporte de café produzido na região do Vale do Paraíba.
A estrada é muito frequentada por turistas por cortar a Serra da Bocaina e oferecer belas paisagens e atrativos, entre eles, a Pedra da Macela, com cerca de 1.800 metros que permite uma bela vista do litoral entre Paraty e Angra dos Reis. A estradinha tem muita curva e declives por isso, deve ser percorrida durante o dia.
Desde o ano passado, o governo do Rio de Janeiro, investe cerca de R$ 70 milhões na Cunha-Paraty. Os recursos são utilizados na recuperação de um trecho de 11,5 quilômetros da estrada . A primeira fase do projeto que incluiu restauração e melhorias já foi finalizado.