O Procon-SP instaurou nesta quinta-feira (24) um procedimento de investigação contra a 123milhas por conta do cancelamento de viagens de clientes. O órgão de defesa do consumidor já havia notificado a empresa , mas considerou que "o pedido de esclarecimentos preliminares não foi respondido de forma satisfatória".
Na notificação emitida na segunda-feira (21), o Procon-SP havia questionado a 123milhas sobre a quantidade de consumidores afetados pelos cancelamentos, a forma como está sendo feito o atendimento a eles e quais opções foram oferecidas para reembolso.
Agora, o Procon-SP afirma que vai analisar reclamações registradas por clientes para apurar possíveis irregularidades da 123milhas em relação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Se forem identificadas infrações, a empresa pode ser multada pelo órgão.
O órgão de defesa do consumidor também afirma que encaminhou informações do caso ao Ministério Público, que também investiga a empresa.
O Procon-SP orienta os consumidores lesados a tentarem negociar com a 123milhas, "solicitando o cumprimento da oferta e avaliando, com muito cuidado, toda e qualquer contraproposta ou compensação que for eventualmente oferecida, reforçando que a escolha será sempre do consumidor, conforme estabelece o CDC".
Se um acordo não for alcançado, o consumidor deve registrar sua reclamação junto ao Procon do seu estado. O órgão orienta, ainda, que a Justiça seja acionada no caso dos consumidores que tinham viagens agendadas para um período curto de tempo.