Primeira cidade do Brasil a receber o título de Patrimônio Mundial como sítio misto, Paraty sedia a partir de amanhã, dia 1º de agosto, o 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO.
Com programação variada, a edição tem o tema “Gestão, interpretação e estratégias de desenvolvimento dos sítios naturais e culturais do patrimônio”. Junto a ela, a programação complementar “20 Anos da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial” realizado de 1 a 5 de agosto. O evento reúne representantes de todas as 23 cidades brasileiras reconhecidas pela UNESCO.
A Prefeitura Municipal de Paraty, a UNESCO e o IPHAN prepararam ainda uma programação complementar especialmente alinhada ao 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, que está agendado para os dias 2 a 5 de agosto de 2023.
As atividades prometem envolver os participantes com uma abordagem abrangente, contemplando temas preciosos relacionados ao patrimônio imaterial, com as atividades:
Painel Paraty 10 às 12h e às 15h
Ciranda das Boas Práticas às 16h
Mostra de Filmes Patrimônio Imaterial 19h
Cidades reconhecidas pela Unesco
Atualmente, 17 estados brasileiros possuem atrativos de valor inestimável para o mundo, segundo a Unesco.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) identifica e cataloga esses atrativos a fim de protegê-los e preservá-los para as demais gerações.
Eles são divididos entre Patrimônio da Humanidade Cultural, Natural e Misto – este último quando um único lugar possui características singulares dos dois segmentos. Os Patrimônios Mundiais, como também são chamados, podem ser prédios, monumentos, paisagens ou cidades inteiras. Atualmente, existem 23 desses lugares espalhados pelo Brasil, entre 15 Culturais, sete Naturais e um Misto.