A concessionária CCR RioSP está realizando uma operação especial para orientar e atender os motoristas que estarão viajando pela Via Dutra (BR-116) e pela Rio-Santos (BR-101) durante o feriado de Corpus Christi até o dia 12 de junho. A expectativa é de um fluxo superior a um milhão de veículos durante o período prolongado.
A concessionária prevê um aumento no tráfego, que deve se intensificar na madrugada de segunda-feira (12), no retorno dos motoristas.
Orientações
Além disso, durante a operação é realizada uma campanha de orientação sobre como dirigir em situações de neblina, que são mais comuns durante os meses de junho a setembro, principalmente nas primeiras horas da manhã e na madrugada.
A campanha conta com dicas de segurança na programação da CCRFM 107,5, mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo das rodovias e distribuição de folhetos nas praças de pedágio da Via Dutra e bases de Atendimento ao Usuário na Rio-Santos.
A concessionária ressalta a importância de reduzir gradualmente a velocidade, manter distância segura do veículo à frente, nunca utilizar o farol alto, evitar parar na pista e acionar o pisca-alerta com o veículo em movimento em caso de neblina. Os motoristas devem estar atentos às mensagens nos PMVs ao longo das rodovias.
Os trechos com maior incidência de neblina entre São Paulo e Seropédica da Via Dutra incluem locais como Guararema, Santa Isabel, Arujá, Guarulhos, Jacareí, Caçapava, São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Aparecida, Guaratinguetá, Queluz e Lorena.
Já na Rio-Santos, os trechos com maior incidência de neblina são Itatiaia, Resende, Barra Mansa, Volta Redonda e Piraí.
Fluxo esperado
No retorno do feriado, no domingo (11) e na segunda-feira (12) são esperados pouco mais de 450 mil veículos circulando pelo trecho da Via Dutra administrado pela concessionária.
Na Rio-Santos, a expectativa é de cerca de 41 mil veículos no domingo durante o retorno do feriado.
Durante o período de operação especial, as obras ocorrerão apenas durante a madrugada entre sexta-feira (9) e sábado (10) das 22h às 5h.