Pelo menos quatros pessoas morreram e outras 13 estão desaparecidas devido às inundações causadas pela destruição da central hidroeléctrica de Nova Kakhovka, localizada em território ocupado pela Rússia no sul da Ucrânia, segundo o balanço apresentado nesta sexta-feira pelo governo de Kiev.
As enchentes inundaram 48 cidades e mais de 3.625 casas na província ucraniana de Kherson, onde estava localizada a infraestrutura destruída. Na parte controlada por Kiev da região de Kherson, 2.412 pessoas foram evacuadas até agora.
Além disso, 11 pessoas ficaram feridas na quinta-feira por bombardeios russos enquanto moradores e autoridades tentavam evacuar vítimas em território controlado por Kiev, na margem oeste do rio Dniepre, relatou o Ministério do Interior ucraniano em um comunicado.
A inundação causada pela destruição da barragem - que a Ucrânia diz ter sido causada por uma explosão deliberada realizada por forças russas - também inundou 23 cidades na província ucraniana de Mykolayiv, vizinha de Kherson.
Em Mykolayiv, uma pessoa morreu e mais de 800 pessoas foram evacuadas devido às enchentes.
A Ucrânia iniciou a retirada de 17 mil pessoas de áreas afetadas por inundação após destruição represa.
Fonte: R7