Enquanto muitas equipes de resgate internacionais deixaram a vasta zona do terremoto, as equipes nacionais continuaram a procurar em edifícios destruídos neste sábado (18), na esperança de encontrar mais sobreviventes que desafiassem as probabilidades. Especialistas dizem que a maioria dos resgates ocorre nas 72 horas seguintes a um terremoto.
Resgate da família síria
Doze dias após o terremoto, trabalhadores do Quirguistão tentaram salvar uma família síria de cinco pessoas dos escombros de um prédio na cidade de Antakya, no sul da Turquia.
Três pessoas, incluindo uma criança, foram resgatadas com vida. A mãe e o pai sobreviveram, mas a criança morreu depois de desidratação, disse a equipe de resgate. Uma irmã mais velha e uma gêmea não sobreviveram.
Sobrevivente localizado após 278 horas
Hakan Yasinoglu, na casa dos 40 anos, foi resgatado na província de Hatay, no sul, 278 horas após o terremoto de magnitude 7,8 ocorrido na calada da noite em 6 de fevereiro, informou o Corpo de Bombeiros de Istambul.
Anteriormente, Osman Halebiye, 14, e Mustafa Avci, 34, foram salvos na cidade histórica de Antakya, na Turquia, conhecida nos tempos antigos como Antioquia. Avci realizou uma chamada de vídeo com seus pais, que lhe mostraram seu bebê recém-nascido.
Fonte: R7