Durante operação, a PRF aumentará as rondas ostensivas e o policiamento em locais estratégicos, em especial nos trechos mais movimentados e nos considerados críticos, onde há altos índices de acidentes ou elevado número de infrações de trânsito.
Com o retorno massivo das celebrações de Carnaval neste ano após as restrições causadas pela pandemia da covid-19, a expectativa é de um número recorde de pessoas e veículos em circulação, segundo a corporação.
Álccol e direção
Um dos principais focos da operação, segundo a PRF, será o combate à embriaguez ao volante, uma das maiores causas de acidentes nas rodovias do país.
O trabalho dos agentes por todo o país envolverá tanto ações educativas como de fiscalização.
Também estarão entre os focos das equipes convocadas para a operação o uso do cinto de segurança, do capacete, dos dispositivos de retenção para crianças e de telefone celular ao volante, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos.
A PRF irá monitorar todas as rodovias federais com câmeras, rádios e telefones a partir das centrais de Comando e Controle (estaduais e nacional).
As ligações feitas para o 191 são atendidas diretamente por uma pessoa, sem qualquer interlocutor digital, permitindo aos cidadãos informar ou fazer denúncias de forma ágil.