Além de causar interrupção no fornecimento de energia, a EDP orienta sobre os riscos que as pipas podem causar na fiação elétrica.
Lembrando que quem fica sem energia não são somente as pessoas em residências, mas também hospitais, estabelecimentos comerciais e indústrias.
Um acidente que pode acontecer e mais frequente, por exemplo, é o corte dos cabos. Quando isso acontece, uma equipe técnica da concessionária se desloca até o local para reparar e limpar a rede danificada.
O municípío com maior número de casos foi Taubaté (214). Em seguida aparece Caraguatatuba (199) e, em terceiro lugar, Pindamonhangaba (192).
Dicas para soltar pipas em segurança
1 – Solte sempre em espaços abertos e ao ar livre, como campos e parques onde não tenha chance de entrar em contato com alguma fiação.
2 – Se uma pipa ficar enroscada em fio elétrico, não tire; pode causar choque e ser fatal. Neste caso, acione a concessionária.
3 – Não arremesse objetos na pipa, caso ela tenha ficado presa à fiação.
4 – Nunca use cerol ou “linha chilena”; estes objetos são proibidos e podem causar mortes, além de acidentes graves.
Em caso de alguma ocorrência, ligue imediamente para a concessionária responsável pela distribuição da rede elétrica de sua cidade.