Pelo menos 38 mortes já foram associadas a uma megatempestade de inverno que continua a atingir os EUA e o Canadá.
Autoridades dizem que 34 pessoas morreram nos EUA, com a área mais atingida sendo a cidade de Buffalo, no Estado de Nova York.
Quatro mortes ocorreram no Canadá quando um ônibus capotou em uma estrada congelada perto da cidade de Merritt, na província de Colúmbia Britânica, no oeste do país.
Nunca houve tempestade de inverno tão extensa na América do Norte — seu alcance vai do Canadá até o sul do Estado americano do Texas.
Eles dizem que a tempestade diminuirá nos próximos dias, mas continuam recomendando às pessoas evitar viajar, a menos que seja essencial.
A tempestade causou estragos por dias, com vários blecautes sendo registrados, mas a energia já foi restaurada em grande parte dos locais atingidos.
Milhares de voos foram cancelados, impedindo muitas pessoas de passarem o Natal com suas famílias.
Mais de 55 milhões de americanos permaneceram sob alerta de vento frio no domingo.
A tempestade de inverno "ciclone-bomba" (ler mais abaixo) — que ocorre quando a pressão atmosférica cai, causando fortes nevascas e ventos — interrompeu as viagens nos Estados Unidos.
Doze mortes foram confirmadas no condado de Erie, com algumas vítimas encontradas mortas em carros ou bancos de neve.
foram relatadas nos estados de Vermont, Ohio, Missouri, Wisconsin, Kansas e Colorado. As temperaturas no sul da Flórida caíram tanto que as iguanas congelaram e caíram das árvores.
O estado de Montana, no oeste dos EUA, é o mais atingido pelo frio, com temperaturas marcando -45 °C.
No Canadá, as províncias de Ontário e Quebec estão sofrendo o impacto da tempestade.
Em Quebec, quase 120 mil pessoas ficaram sem eletricidade no domingo. As autoridades dizem que alguns podem levar dias para que a energia seja restaurada.
Fonte: BBC