Após cinco dias de paralisação que gerou transtornos para passageiros do país, a greve dos pilotos e comissários foi suspensa até as 12h do domingo de Natal (25). De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a interrupção ocorre depois que uma nova proposta foi apresentada pelas empresas.
A suspensão da paralisação dos aeronautas vale até o meio-dia de domingo (25). O resultado da votação da categoria será divulgado às 12h30.
A greve iniciada na última segunda-feira (19) afeta os aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza, e causa cancelamentos e atrasos em voos do país.
Greve
Pilotos e comissários de voo que atuam nas principais companhias aéreas do país reivindicam recomposição das perdas inflacionárias, além de um ganho real nos salários e benefícios. O sindicato da categoria argumenta que os altos preços das passagens aéreas têm gerado crescentes lucros para as empresas.
A nova proposta apresentada pelo Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) oferece um reajuste da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 5,97%, mais 1% de aumento real em todos os itens econômicos.
O reajuste incide sobre salários fixos e variáveis, pagamento de diárias em todo o território nacional, seguro, multas por descumprimento da convenção coletiva e vale-alimentação. Apenas as diárias internacionais não sofrerão reajustes.
Uma nova votação marcada para às 12h de domingo (25) vai definir se a paralisação vai continuar ou não.