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Pilotos e comissários de voo aderem greve nacional a partir de segunda-feira (19)

Publicada em 18/12/22 às 14:12h

Redação


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Pilotos e comissários de voo aderem greve nacional a partir de segunda-feira (19)
 (Foto: internet)
Uma greve dos pilotos e comissários do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) será iniciada nesta segunda-feira (19). A paralisação foi aprovada por unanimidade dos presentes em assembleia do sindicato realizada na última quinta-feira (15).

A paralisação será das 6h às 8h e tem a previsão de ocorrer por tempo indeterminado, caso as reivindicações dos trabalhadores não forem atendidas.

Segundo os grevistas, os aeroportos afetados serão os seguintes: Congonhas e Guarulhos (São Paulo); Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro); Viracopos (Campinas – SP); além dos terminais de Brasília, Porto Alegre, Confins (MG) e Fortaleza.

Justificativa da greve dos pilotos
A categoria solicita melhores condições de trabalho e aumento da folha salarial que compense as perdas inflacionárias registradas ao longo da pandemia de Covid-19.

Dentre os motivos, está o pedido de recomposição inflacionária dos 12 meses até dezembro, na casa de 5,9%, além de um ganho real de 5%.

No lado do ajuste salarial, o sindicato argumenta que o patronal basicamente ofereceu a recomposição pelo INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Orientações ao passageiro
A greve dos pilotos preocupa os passageiros, pois acontecerá em plena alta temporada, período em que, com o Natal e Réveillon, as viagens aumentam.

Segundo o Procon-SP, em caso de atraso ou cancelamento, a o passageiro tem direito a:

– Informação prévia sobre ao cancelamento do voo por meio dos canais de atendimento da companhia aérea;

– Viajar, tendo prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino;

– Ser direcionado para outra companhia (sem custo);

– Receber de volta a quantia paga ou, ainda, hospedar-se em hotel por conta da empresa;

– Ter ressarcimento ou abatimento proporcional no caso de ocorrer algum dano material devido ao atraso como, por exemplo, perda de diárias, passeios e conexões;

– Pleitear reparação junto ao judiciário se entender que o atraso causou-lhe algum dano moral.



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