O número de mortos em decorrência do furacão Ian subiu para 83 na Flórida, nos Estados Unidos . O estado foi o que mais registrou destruição, mas o fenômeno também causou estragos e mortes nas Carolinas do Norte e do Sul e na Virgínia.
As equipes de resgate ainda fazem buscas nas áreas mais isoladas. Centenas de pessoas foram resgatadas em casas e prédios completamente inundados. Ao menos 85 pessoas morreram com a tempestade , que chegou à costa da Flórida na última quarta-feira na categoria 4 , com ventos de 240 km/h.
De acordo com a agência de notícias Reuters , quase todas as mortes foram contabilizadas no estado, exceto 42, que foram registradas no condado de Lee, e outras 39, relatas em quatro condados vizinhos.
O presidente do conselho de comissários do condado de Lee, Cecil Pendergrass, disse que, assim que as autoridades souberam dos riscos, ordens de evacuação foram dadas. Mesmo assim, algumas pessoas optaram por enfrentar a tempestade, disse ele.
De acordo com a Casa Branca, o presidente Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden vão à Flórida na próxima quarta (5) para ver a devastação causada pelo Ian . Hoje, eles devem visitar Porto Rico, onde milhares de pessoas ainda estavam sem energia duas semanas depois que o furacão Fiona atingiu a ilha.