Os organizadores das Olimpíadas de Paris 2024 disseram nesta quinta-feira que sua sede foi alvo de operação na quarta pela promotoria financeira do país e uma fonte judicial afirmou que a operação, que também visou empresas de gerenciamento de eventos, faz parte de uma investigação em andamento sobre suposto favoritismo.
Uma fonte judicial disse que as operações fazem parte de uma investigação aberta por suspeita de "favoritismo e ocultação" na concessão de vários contratos.
Itália desiste de construir pista de bobsled para Jogos de Inverno 2026
O presidente do Comitê Olímpico Italiano (CONI), Giovanni Malagò, anunciou na segunda-feira que os planos para construir uma nova pista de bobsled em Cortina D'Ampezzo para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 foram cancelados.
Segundo fontes locais, a informação foi confirmada durante uma sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Mumbai.
Desta forma, as provas de bobsled, luge e skeleton serão realizadas fora da Itália.
Malagò revelou que um dos principais motivos para a desistência do projeto é o custo, tendo em vista a ausência de empresas na licitação para a reforma da pista Eugenio Monti, que foi usada na competição de 1956 e demolida anos atrás.
Outro problema foi a oposição ao plano por causa do impacto ambiental e econômico. No mês passado, inclusive, centenas de pessoas realizaram uma manifestação em Cortina d'Ampezzo, na Itália, para protestar contra a construção.
– É uma catástrofe, não só para Cortina e a sua imagem, que muito se jogou no bobsled, no luge e no skeleton, mas para a Itália, para o movimento desportivo nacional – afirma Gianfranco Rezzadore, presidente do Cortina Bob Club, associação com 75 anos de história.
Após a decepção, o governador do Vêneto, Luca Zaia, antecipou que solicitará que outras modalidades dos Jogos sejam disputadas na região, o que significará que "alguém fará um sacrifício".
– As Olimpíadas serão realizadas em Cortina e, se o bobsled não estiver mais lá, teremos que pensar em quantas modalidades das Olimpíadas de Inverno de 2026 serão realizadas em Cortina – afirmou.
Milão e Cortina sediarão as Olimpíadas de Inverno de 6 a 22 de fevereiro de 2026, e depois as Paraolimpíadas entre os dias 6 e 15 de março.
Fonte: Reuters