O atleta paralímpico Alessandro Rodrigo da Silva, 39, da equipe de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, foi o segundo taubateano convocado para representar o Brasil nos Jogos Parapan Americanos de Santiago. O maior evento poliesportivo das Américas acontece de 17 a 26 de novembro, no Chile.
A convocação oficial do time de paratletismo brasileiro para os Jogos de Santiago 2023 foi realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e teve um total de 60 atletas confirmados, sendo 35 homens e 25 mulheres.
Alessandro é o atual Tricampeão Mundial do Lançamento do Disco (classe F11, para deficientes visuais), atual líder do Ranking Mundial do Disco e atual Recordista Mundial desta prova. Ele integra a equipe de paratletismo de Taubaté desde 2018, e é treinado pelo professor João Paulo da Cunha.
O taubateano celebra em 2023 uma temporada muito vitoriosa. No último Campeonato Mundial, disputado no mês de julho em Paris, na França, Alessandro conquistou o Ouro no Lançamento do Disco e uma inédita Prata no Arremesso de Peso.
Alessandro “Gigante” vai para sua terceira participação em Jogos Parapan Americanos, tendo estreado em Toronto 2015, quando conquistou duas medalhas de Ouro, no Lançamento do Disco e no Arremesso de Peso.
Quatro anos depois, em Lima 2019, no Peru, Alessandro “Gigante” voltou a brilhar nas duas provas e sagrou-se Bicampeão Parapan Americano no Disco e no Peso. Em Santiago, ele quer buscar outro feito histórico, o duplo Tricampeonato Parapan Americano.
Taubaté no Parapan de Santiago 2023
Além de Alessandro Rodrigo da Silva, no Paratletismo, a equipe do Programa Esporte Para Todos teve também a convocação de Márcio Dellafina, do Parabadminton. Ele disputará os torneios de simples e duplas mistas na classe SH6, para atletas com baixa estatura.
Esta é a terceira edição consecutiva de Jogos Parapan Americanos que contará com paratletas de Taubaté representando o Brasil. Em Toronto 2015, a cidade teve André Rocha no Paratletismo. Em Lima 2019, a cidade teve André Rocha, Alessandro da Silva e o técnico Guto Nascimento, todos do Paratletismo, e Telma Bueno, do Paraciclismo, representando a cidade.