A Estância Turística de Tremembé é palco da segunda etapa do maior evento brasileiro de arrancada automobilística e um dos mais importantes já realizados no Brasil.
A pista que existe em Tremembé sedia até domingo, 21 de maio, a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada, organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo, através da Comissão Nacional de Arrancada e da M&L Produções.
A programação de sábado e domingo começa 9h e acontecem as fases eliminatórias das mais de 20 categorias em disputa, com a cerimônia do pódio prevista para 18h30 de domingo, encerrando a competição.
Hoje Tremembé já é considerada como a “Capital da Arrancada” no estado de São Paulo pelos fãs do esporte, já que a estrutura da sua pista é de nível internacional, avaliada pelos pilotos como sendo de excelente qualidade e considerada como a mais bonita do Brasil. É um ponto turístico e de competições automobilísticas muito importante na cidade e que, pelo segundo ano consecutivo, terá uma etapa do Campeonato Brasileiro, além de sediar 4 etapas do Campeonato Paulista realizadas pela CBA ao longo de 2023.
A pista Race Valley de Tremembé é certificada pela Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA e pela Federação Internacional de Automobilismo – FIA, a mesma entidade que rege as competições da Fórmula 1, e uma das poucas pistas que recebe competições deste porte no estado. É um espaço profissional de alto nível, mas que também oferece atrações e lazer para as famílias e os fãs da categoria em geral.
Alguns dos recordes mais importantes da arrancada já foram conquistados em Tremembé, inclusive na categoria Dragster Junior J10, com o piloto Pedro Fabiano Sperendio Pollis que cravou o tempo de 10s029 na etapa do Campeonato Paulista de 2022. Já o GM Chevette do piiloto Alan Fontes é o recordista nacional com 5s561 para cruzar os 201m de Tremembé, competindo na categoria Traseira Street Turbo – TST.
O Campeonato Brasileiro de Arrancada é disputado em 4 etapas em 2023. As inscrições já estão esgotadas para os pilotos, e são esperados até 120 carros competindo e mais de 3 mil pessoas prestigiando o evento. Mais informações pelo site https://www.cba.org.br/campeonato/home/319/campeonato-brasileiro-de-arrancada
*SOBRE O CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA AUTOMOBILÍSTICA*
O esporte é extremamente popular nos Estados Unidos, onde já inspirou Hollywood a fazer filmes de grande sucesso como a franquia bilionária Velozes e Furiosos. A prova de arrancada é uma competição esportiva praticada por veículos automotores onde automóveis e motocicletas, em condições originais ou especialmente preparados, completam um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo partindo da imobilidade.
É comum que a velocidade dos carros ao final de uma reta de 1/8 de milha, cerca de 201m, se aproxime dos 300 Km/h e que o trajeto seja completado em apenas alguns poucos segundos, sendo necessário um paraquedas para reduzir a velocidade e auxiliar os pilotos na frenagem dos carros. O carro mais rápido da temporada 2022 foi o GM Camaro do Gaúcho Jader Krolow na pista de Uberlândia-MG, com o tempo de 4s072 @ 300km/h em 201m. O carro tem “modestos” 4.000cv de potência, o que equivale a mais de 50 Fiat Uno juntos.
No Brasil, a modalidade é supervisionada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da Comissão Nacional de Arrancada, Drift, Track Day, Recordes e Testes, e os eventos são realizados pela M&L Produções. O Campeonato Brasileiro de Arrancada reúne os principais e mais velozes pilotos da categoria em uma competição de 4 etapas realizadas em quatro pistas diferentes.
O Brasileiro será disputado em evento conjunto com os regionais e estaduais, e terá inscrição gratuita para os pilotos já inscritos na etapa local. Algumas das categorias previstas pelo regulamento são STANDARD, STT, TST, TO, DS, DT-A Top, DT-A Light, DT-B, DT-C, TT-A, TT-B, FLD, FLT, TS, DRAG JUNIOR, DRAG LIGHT, XTM, PROMOD e 4X4. Cada uma delas é regida pelo Regulamento Campeonato Brasileiro de Arrancada 2023.
A grande novidade de 2023 está nas regras para as categorias que competem no Brasil inteiro e que, após um longo período, foram unificadas. Outra mudança para 2023 é a inclusão da pista de arrancada do complexo Velopark, no Rio Grande do Sul, além das pistas de Tremembé-SP, Uberlândia-MG e um novo local no Paraná completando as quatro etapas da competição de 2023.
A etapas de 2023 são:
Etapa 1 - 24, 25 e 26/02 - Velopark (Nova Santa Rita-RS)
Etapa 2 - 19, 20 e 21/05 - Race Valley (Tremembé-SP)
Etapa 3 - 28, 29 e 30/07 - Arena Race (Uberlândia-MG)
Etapa 4 - 22, 23 e 24/09 – (PR – pista a definir)