O surfista ubatubense Ryan Kainalo, de 16 anos, disputa de 9 a 15 de janeiro, na praia de Seaside Reef, em San Diego, na Califórnia(EUA), o World Junior Championships, válido pelo campeonato mundial de surf júnior de 2022. O Brasil terá ainda na competição, a participação do surfista cearense Cauã Costa e no feminino, das surfistas Laura Raupp e Luana Silva.
O Brasil já venceu nove vezes a competição, a última delas em 2019, com o catarinense Lucas Vicente. Em 2020 e 2021 a competição não foi realizada por causa da pandemia do Coronavirus. Gabriel Medina, de São Sebastião venceu a edição do World Junior Championships de 2013. Lembrando que, o atual campeão mundial de surf, Filipinho Toledo, é de Ubatuba.
Segundo a WSL, o mundial de júnior será disputado por 24 surfistas em cada uma das categorias masculina e feminina. Ryan Kainalo é uma das grandes promessas do surf brasileiro. Kainalo é o atual campeão nacional das categorias Sub-16 e Sub-18.
No final do ano passado, Kainalo venceu o Punta Rocas Open Pro, no Peru, uma das etapas do mundial júnior de surf. Ele derrotou o cearense Cauã Costa que, também, disputará o World Junior Championships em San Diego, na Califórnia.