A vitória sobre o Fluminense aliviou a situação no Atlético, que vinha de uma sequência ruim de resultados no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, a partir das 21h30, na Vila Belmiro, o Galo visita o Santos e tenta embalar na competição para seguir perto do G6 e continuar sonhando com uma vaga direta na fase de grupos da próxima Copa Libertadores.
O Atlético vinha de quase três meses sem vencer como mandante e quebrou a sequência ao bater o Fluminense por 2 a 0, no Mineirão, com dois gols de Hulk. Desta forma, manteve a distância para o G6 do Campeonato Brasileiro.
O Galo tem 43 pontos, quatro a menos que o Athletico-PR. Já o América, oitavo colocado, tem 42. Os dois concorrentes, assim como o Flamengo, jogam em casa nesta quarta-feira.
Garantir a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores é o principal objetivo do Atlético na temporada. Para seguir em busca da meta, o Galo precisa quebrar o jejum na Vila Belmiro. A última vitória sobre o Santos no estádio aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2009, por 3 a 2. Desde então, foram 11 derrotas e um empate.
Atlético
O Atlético não poderá contar com três titulares diante do Santos. A lista de relacionados para a viagem ao litoral paulista não tem o lateral-direito Mariano, o lateral-esquerdo/meio-campista Rubens e o atacante Keno. O primeiro tem lesão muscular; o segundo, um quadro de virose, e o terceiro está suspenso.
Desta forma, a escalação alvinegra certamente terá mudanças em relação ao time que bateu o Flu no Gigante da Pampulha. Nas laterais, os substitutos naturais de Mariano e Rubens são Guga e Dodô, respectivamente. Eles, inclusive, foram os únicos jogadores de origem de suas posições na lista de relacionados.
No ataque, há algumas possibilidades. A mais provável é que Pavón seja deslocado para a esquerda e Ademir entre na direita, com Hulk centralizado. No entanto, Eduardo Sasha e Vargas também podem ser acionados no setor ofensivo, com diferentes impactos especialmente na função de Hulk.
Santos
O Peixe tem três desfalques para enfrentar o Galo. O volante Camacho está suspenso. Por outro lado, o lateral-direito Madson e o zagueiro Maicon se recuperam de contusões.
Apesar disso, o técnico interino Orlando Ribeiro contará com o retorno de Felipe Jonatan na lateral esquerda. O jogador cumpriu suspensão na derrota diante do Inter.