A Caixa Econômica Federal aprovou o aumento das taxas de juros para financiar imóveis a partir de 2025. A mudança já está em vigor desde o último dia 2 de janeiro, com as taxas ficando entre 1 a 2 pontos mais altas, a depender da modalidade. A mudança ocorre em meio ao aumento da taxa Selic que, em 11 de dezembro, elevou em um ponto percentual os juros, para 12,25% ao ano — além de sinalizar que devem ocorrer mais duas altas com a mesma intensidade.
As alterações impactam apenas as modalidades de crédito que utilizam recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que é utilizado para financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão. É importante destacar que, no caso das linhas que têm como base recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a exemplo do Minha Casa, Minha Vida, não haverá mudança nas taxas.
Restrições maiores - A elevação das taxas ocorre cerca de dois meses após o banco alterar as regras para o financiamento imobiliário. Desde o último dia 1º de novembro, quem buscava um financiamento pela Caixa teve de lidar com restrições ainda maiores. A nível de exemplo, as operações por sistema de amortização constante, o SAC, a entrada subiu de 20% para 30% do valor total do imóvel. Para quem financia pelo sistema Price – por meio de parcelas fixas – o valor aumentou de 30% para 50%.