Declaração do Imposto de Renda entra na reta final
Publicada em 17/05/24 às 18:51h
Redação
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: Internet)
Próximo ao prazo final para entrega ( 31 de maio) , a Receita Federal (DRF em São José dos Campos) recebeu, até o final da tarde desta quinta-feira(17), um total de 429.134 declarações de Imposto de Renda Pessoa Física(IRPF).
Até agora, foram recebidas 26 milhões de declarações, enquanto a meta é de 43 milhões até 31 de maio.
Para evitar erros, a Receita recomenda usar a declaração pré-preenchida, mas alerta que é essencial revisar e validar todas as informações antes do envio.
As deduções de gastos com saúde, que não têm limite, podem aumentar a restituição. Contribuintes devem guardar os recibos por cinco anos, caso sejam solicitados. Podem ser deduzidos gastos com planos de saúde, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, clínicas e consultórios.
Os gastos com educação têm limite de dedução de R$ 3.561,50 por pessoa, incluindo mensalidades e matrículas de escolas particulares, faculdades e cursos de pós-graduação. Despesas com atividades extracurriculares não são dedutíveis. A Receita Federal alerta para a importância de preencher corretamente para evitar cair na malha fina.
Doações
O contribuinte poderá doar 6% do seu Imposto de Renda para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A quantia será entregue para fundos do governo gaúcho e de municípios do estado vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente e fundos vinculados ao Estatuto do Idoso. Ao preencher a declaração, o contribuinte pode escolher o Estado e até a cidade onde os fundos serão enviados. A opção por doar a projetos sociais só está disponível para quem preenche a declaração completa.
Quem já entregou a declaração pode fazer uma versão retificadora com as doações. O limite de 6% do imposto devido é dividido da seguinte forma: 3% para fundos da criança e do adolescente e 3% para o fundo dos idosos. A lista dos fundos que podem receber o dinheiro do pagador de imposto aparece no próprio programa em que é feita a declaração. No entanto, não é possível doar para uma entidade específica. Assim que a doação for selecionada, o sistema emitirá o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), que precisa ser pago até o último dia de entrega da declaração junto do Imposto de Renda.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.