A Caixa Econômica Federal acaba de fazer um anuncio surpreendente sobre o pagamento do PIS/PASEP de 2023. A Dataprev havia anunciado que cerca de 2,7 milhões de trabalhadores têm direito de receber o abono salarial, mas não foram inclusos no lote regular. A consulta a esse lote extraordinário ficaria disponível nessa quarta-feira, 5 de abril, mas precisou ser adiada.
O saque do PIS/PASEP começou em fevereiro desse ano, até o momento pelo menos seis diferentes grupos já foram contemplados com o pagamento do abono salarial. Isso porque, a cada mês três grupos receberam a quantia nas suas contas. Em abril serão quatro grupos dentro do calendário regular, além daqueles inclusos no lote extra.
O calendário termina em julho desse ano, e somando o lote regular com o extra, são pelo menos 25,6 milhões de trabalhadores contemplados com o pagamento em 2023. A quantia a ser paga é de no mínimo 1/12 do salário mínimo vigente, e no máximo 12/12 do piso federal. O valor vai subindo por mês trabalhado em 2021 que é o ano-base.
O PIS (Programa de Integração Social) é pago para trabalhadores da rede privada na Caixa Econômica. Enquanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) beneficia funcionários públicos através do Banco do Brasil.
Quem vai receber o PIS/PASEP no lote extra?
Esse grupo de trabalhadores que chegam a 2,7 milhões, foram inclusos no lote extra de pagamento do PIS/PASEP depois de uma análise da Dataprev. Essas pessoas tiveram seus cadastros inclusos com erros, ou inscritos em duplicidade na declaração do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), e do e-Social.
Diferente dos outros trabalhadores que estão seguindo o calendário que começou em fevereiro, o pagamento do PIS/PASEP para esse grupo acontecerá de abril a julho. Quem teria direito de receber em fevereiro ou março vai poder fazer o saque em 17 de abril.