Desde sexta-feira (17) é possível consultar se foi contemplado em um novo lote de restituição do Imposto de Renda. No último ano foram cinco lotes pagos de forma regular, de maio a setembro.
Mas, aqueles que entregaram a sua declaração fora do prazo ou enviaram o documento com erros e precisaram corrigir, são inclusos nos lotes residuais. Serão mais de 179 mil contemplados.
A Receita Federal libera lotes residuais de pagamento da restituição do Imposto de Renda sem data certa para acontecer. O número de lotes que serão pagos dentro dessa condições também não é fixo, tudo vai depender do total de contribuintes que caíram na malha fina ou enviarem o documento fora do prazo. Por isso, quem se enquadra em uma dessas condições deve estar atento.
A Receita costuma liberar a consulta de pagamento no máximo uma semana antes do dia de depósito da restituição. Nesse mês, no entanto, a verificação foi disponibilizada no dia 17, mas o pagamento acontece apenas no dia 28, por meio de PIX na conta corrente informada na declaração.
Quem não foi incluso nos lotes regulares do último ano, e também não recebeu nos lotes retroativos, tem a chance de ser contemplado agora. A restituição do Imposto de Renda funciona como uma forma de devolver ao cidadão parte do que ele pagou de impostos. Vale apenas para quem informou deduções que superam o valor de tributação.