noticias660 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Vale !

Economia

Começa a primeira sessão de Análise de Conjuntura da reunião do Copom

Publicada em 25/10/22 às 14:53h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Começa a primeira sessão de Análise de Conjuntura da reunião do Copom  Compartilhar a noticia Começa a primeira sessão de Análise de Conjuntura da reunião do Copom  Compartilhar a noticia Começa a primeira sessão de Análise de Conjuntura da reunião do Copom

Link da Notícia:

Começa a primeira sessão de Análise de Conjuntura da reunião do Copom
 (Foto: Internet)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deste mês foi iniciado às 10h15, com a primeira sessão de análise de conjuntura. No último encontro, em setembro, o colegiado manteve a taxa Selic em 13,75% ao ano, decretando o fim do mais longo ciclo de alta de juros de sua história. Para esta reunião, é unânime a projeção de estabilidade dos juros básicos da economia em 13,75% entre os 59 participantes da pesquisa do Projeções Broadcast. No Copom de setembro, o BC indicou a manutenção da Selic por "período suficientemente prolongado" para alcançar a convergência da inflação para a meta, mas alertou que, caso a desinflação não ocorra como o esperado, pode voltar a subir os juros.

Depois, os membros do Copom sinalizaram que o BC estava confortável com o cenário que a Focus exibe para a Selic. "Usando a curva do Focus com corte em junho, mostramos que a gente atinge nossos objetivos", disse o presidente do BC, Roberto Campos Neto, na coletiva do Relatório Trimestral de Inflação (RTI), em referência à convergência para a meta em 2024.

Campos Neto evitou, porém, dizer quão "suficientemente prolongada" deve ser a manutenção da Selic em níveis elevados para se que chegue às metas de inflação.

No Copom desta semana, os anos de 2023 e 2024 devem passar a ter o mesmo peso para o colegiado. Até setembro, 2024 tinha menor grau, mas o BC deu ênfase ao horizonte de 12 meses até o primeiro trimestre de do ano em questão.

Atualmente, as projeções do Relatório de Mercado Focus para o IPCA - índice de inflação oficial - são de 5,60% em 2022 e 4,94% em 2023, ambas acima do teto da meta, de 5,00% e 4,75%, nessa ordem. Para 2024, está em 3,50%, superando o alvo central (3,00%), mas aquém do limite máximo de 4,50%. 

Os juros básicos atualmente estão no mesmo nível da taxa que vigorou de dezembro de 2016 a janeiro de 2017. O ciclo de alta encerrado em setembro teve 12 aumentos consecutivos a partir da mínima histórica de 2%, alcançada em meio aos efeitos drásticos da pandemia de covid-19. 

A análise de conjuntura do Copom se estende pela tarde de hoje e também pela manhã de amanhã. Na sequência, à tarde, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e os oito diretores da instituição têm mais uma rodada de discussões antes de anunciarem a decisão sobre a Selic.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 93585-8452

Visitas: 313077
Usuários Online: 2271
Copyright (c) 2024 - Conexão Vale - Conexão Vale - Sua Revista Eletrônica
Converse conosco pelo Whatsapp!