A Prefeitura de Pindamonhangaba vai lançar neste domingo (27), no Parque da Cidade, a ampliação do projeto de Equoterapia “Eu Posso Galopar pelo Amanhã”, durante a segunda edição do evento Conexão Família. A ação é promovida pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, em parceria com a Diretoria de Ensino - Região Pindamonhangaba, e marca um novo passo na inclusão e no desenvolvimento físico, emocional e social de crianças e adolescentes.
Inédito na região, o programa permitirá que oito alunos que transacionaram da rede municipal para a estadual continuem recebendo atendimento terapêutico. Além disso, outros 10 alunos da rede estadual iniciarão a prática, totalizando 18 participantes nesta nova etapa.
A iniciativa será executada em parceria com a Associação Cavalgar e viabilizada por uma emenda parlamentar de R$ 180 mil do vereador Gilson Nagrin. O projeto trabalha não apenas os aspectos físicos e psíquicos dos praticantes, mas também oferece estímulos educacionais e sociais por meio de um plano terapêutico que envolve atividades lúdicas, esportivas e técnicas reeducativas.
Atualmente, cerca de 150 alunos da Rede Municipal já são beneficiados pela Equoterapia em Pindamonhangaba. Com a ampliação, a cidade reforça seu compromisso com a inclusão e com o desenvolvimento integral dos jovens atendidos.
“O programa ‘Eu Posso Galopar pelo Amanhã’ representa um avanço significativo na política de cuidado com a família e a pessoa com deficiência. A Equoterapia é uma ferramenta transformadora, e nossa missão é garantir que nenhum jovem perca essa oportunidade por conta de limitações estruturais”, destacou o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado.O evento de lançamento contará com atividades culturais, esportivas e de lazer, promovendo um ambiente de integração, acolhimento e cidadania.