A Prefeitura de Pindamonhangaba está instalando placas de advertências em diversos bairros da cidade, para informar a população que o irregular de lixo e entulho é crime e para incentivar a participação das pessoas a fazerem denúncias contra os infratores.
As placas começaram a ser instaladas na semana passada em diversos pontos críticos da cidade, onde a Prefeitura tem realizado serviços de limpeza constante, porém ainda assim algumas pessoas insistem em descartar lixo e entulho de forma irregular.
As placas contém o canal de denúncias para descarte irregular de entulho e lixo, que pode ser feito pelo whatsapp (12) 3644-5600.
O objetivo do canal de whatsapp é porque a plataforma é o meio mais rápido e eficiente para denúncias, basta enviar foto ou vídeos de quem cometer o crime de descarte irregular.
Inicialmente foram confeccionadas 30 placas, porém nos próximos dias outras placas serão produzidas, para ampliar a instalação em mais bairros, incluindo diversos pontos do Distrito de Moreira César.
A multa para quem descartar entulho ou lixo é de R$ 1.360,00 - o que equivale a 10 Unidades Fiscais do Município (UFMP).
Em 2024, por exemplo, a Prefeitura retirou cerca de 60 mil toneladas de entulho das ruas, o que gerou custo de mais de R$ 3 milhões - valor que poderia ser usado em outros benefícios para a população, como construção de escolas, creches ou unidades de saúde, por exemplo.
A iniciativa da Prefeitura para manter a cidade limpa é uma ação desenvolvida em parceira entre as secretarias de Governo e Serviços Públicos, Administração, Meio Ambiente, Saúde, Comunicação e Eventos e Subprefeitura de Moreira César.