A Secretaria de Educação de Pindamonhangaba anunciou mudanças significativas no processo de matrícula e de transferência nas creches municipais (CMEIs) para crianças de 0 a 3 anos, visando a melhorar o atendimento às famílias. As novas regras estão detalhadas em uma portaria publicada na quarta-feira (15) e trazem avanços importantes no acesso às vagas.
Opções de transferência e prioridade na lista de espera
Entre as novidades, se destaca a possibilidade de transferência entre os CMEIs. Agora, famílias que mudarem de endereço poderão solicitar a transferência da matrícula para a unidade mais próxima da nova residência; desde que haja disponibilidade de vagas. Caso não haja a vaga, o aluno terá prioridade na lista de espera, garantindo atendimento mais próximo do local de moradia.
Cadastro de reserva para atendimento em tempo integral e parcial
Também houve a implementação de uma lista de cadastro reserva específica para famílias que aguardam vagas em regime de tempo integral ou parcial. Essa medida foi adotada para organizar a demanda por horários mais amplos; e oferecer maior transparência na espera por essas vagas.
Inscrições abertas para novas matrículas
As inscrições para vagas nos CMEIs estarão abertas a partir de 23 de janeiro, com prazo até 30 de setembro de 2025. O cadastro pode ser realizado pelos portais oficiais da Prefeitura de Pindamonhangaba (
www.pindamonhangaba.sp.gov.br) e da Secretaria de Educação (
www.educapinda.net.br).