As inscrições para o programa “Educa Mais Pinda”, de bolsas de estudo universitário, estão abertas a partir deste dia 9 de dezembro e seguem até o dia 18 de dezembro de 2024. A iniciativa da Prefeitura de Pindamonhangaba por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, espera alcançar a parceria das faculdades, principalmente aquelas que já atendem alunos do programa, com a finalidade de possibilitar maior acesso ao atendimento das bolsas.
De acordo com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, a intenção é que as faculdades possam minimamente repassar aos futuros contemplados pela bolsa no programa, o valor que repassam aos alunos vulneráveis que os procuram diretamente, sobretudo por terem a garantia do repasse do programa todos os meses, sem o risco da negligência nos pagamentos, possibilitando assim uma parceria que reforça essa política pública afirmativa e efetiva, demonstrando o compromisso de responsabilidade pública e social, formando a corrente do bem. Essa é uma oportunidade para moradores que desejam avançar em seus estudos no ensino superior, por meio de bolsas de estudo.
O programa disponibiliza bolsas de estudo para cursos de licenciatura, tecnologia e bacharelado nas áreas de exatas, humanas e biológicas. As bolsas são para cursos presenciais, semipresenciais e à distância, desde que em instituições reconhecidas pelo MEC.
Para participar, os interessados devem cumprir alguns requisitos: ser residentes em Pindamonhangaba há pelo menos 48 meses, pertencer a um núcleo familiar com renda bruta per capita de até um salário mínimo, tenham sido aprovados no vestibular, no caso de ingressantes, ou estejam cursando o Ensino Superior (sem dependência de matérias), no caso dos não ingressantes; não possuam Ensino Superior Completo; comprovem ter sido aprovado no vestibular ou estar cursando o ensino superior; NÃO tenham sido desligados anteriormente do programa bolsa de estudos devido ao descumprimento de exigências do programa, ou por qualquer tipo de fraude; NÃO recebam ou titulem, como beneficiário de qualquer outro auxílio público semelhante ou possua bolsa de pesquisa, seguros educacionais de qualquer natureza, bolsa de iniciação científica, financiamento estudantil através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), crédito educativo de qualquer natureza etc.
A seleção incluirá uma triagem social e avaliação de critérios acadêmicos e socioeconômicos.
As inscrições serão realizadas em 4 etapas, é importante salientar que é muito importante que sejam observados os requisitos e que sejam devidamente anexadas as documentações que serão solicitadas, pois tratam-se de critérios de classificação e desclassificação.