A Prefeitura de Pindamonhangaba venceu duas categorias do Prêmio AMVALE de Gestão Responsável, que foi entregue na sexta-feira (29) em Tremembé.
O prêmio, organizado pela Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte – AMVALE – é entregue às prefeituras que cumprem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU). São 18 categorias, sendo 17 ligadas às ODS e uma de Gestão Responsável.
Dos 87 projetos selecionados para as 18 categorias, entre 31 cidades da região, para disputar a final, Pindamonhangaba concorreu com 11 trabalhos das Secretarias de Educação, de Cultura e Turismo, de Habitação, de Meio Ambiente e de Mulher, Família e Direitos Humanos. A premiação veio na categoria ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, com o Programa de Educação Ambiental Casa Verde, da Secretaria de Educação, e na ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, com o Turisnight, da Secretaria de Cultura e Turismo.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, parabenizou a equipe da Casa Verde “por potencializarem junto às comunidades escolares a corresponsabilização em parceria com outras instituições sobre a importância da preservação do meio ambiente, reutilização dos recursos sólidos e revisão dos conceitos e atitudes sobre a sustentabilidade. O reconhecimento da AMVALE em premiar em primeiro lugar deu mais visibilidade ao projeto. Uma vez mais, parabéns aos profissionais engajados na proposta!”.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, é uma grande honra para a cidade receber o prêmio. "Para nós, da Secretaria, é um orgulho sermos reconhecido por um projeto que visa justamente o desenvolvimento do turismo. Estávamos concorrendo em quatro categorias, o que já um bom sinal pelo trabalho desta gestão em Cultura e Turismo. Temos consciência que este reconhecimento será estimulador para novos projetos. Realmente estamos muito felizes”.
O prefeito, Dr. Isael Domingues, agradeceu a AMVALE pelo reconhecimento. “Parabéns à Associação por organizar o prêmio, que é atrelado às ODS da ONU. Fico muito feliz com os prêmios que recebemos com a Casa Verde e com o Turisnight. Além disso, gostaria de destacar todo o nosso trabalho, porque das 18 categorias nós fomos indicados com 11 projetos, sendo que em duas áreas estávamos concorrendo entre nós mesmos. Isso mostra todo o compromisso da nossa administração em promover o melhor para Pindamonhangaba”, afirmou Dr. Isael.
O prêmio atua como um modelo de incentivo à implementação de políticas públicas sustentáveis e reconhecimento as gestões que promoveram eficiência no atual mandato. “Vejo o brilho no olhar dos gestores públicos que realizaram trabalhos competentes, foram classificados e receberam os prêmios. Alegria pela realização, de vermos projetos se tornando destaque, ter a sua iniciativa local sendo valorizada”, compartilhou o Presidente da AMVALE e Prefeito de Cruzeiro-SP, Thales Gabriel.