A General Motors (GM) anunciou a abertura de um Plano de Demissão Voluntária (PDV) para funcionários da sua unidade de São José dos Campos. O programa será iniciado na próxima segunda-feira (2) e, conforme comunicado aos trabalhadores nesta quinta-feira (28), oferece 100 vagas para adesão.
Podem participar do PDV os empregados horistas ativos que tenham mais de sete anos de casa. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos confirmou a abertura do plano e explicou que ele foi aprovado em assembleia, realizada em setembro, durante as negociações da Campanha Salarial.
O pacote oferecido pelo PDV inclui uma série de benefícios para os que decidirem aderir à proposta, como:
Cinco salários adicionais;
R$ 85 mil ou um veículo Onix Hatch;
Plano médico por seis meses ou R$ 12 mil.
Esses benefícios visam tornar a proposta atrativa para os funcionários que optarem por deixar a empresa de forma voluntária. O Sindicato destaca que a decisão foi tomada de forma consensual pelos trabalhadores, que avaliaram o PDV como uma alternativa vantajosa dentro do contexto da negociação salarial.
A medida reflete parte da estratégia da GM para otimizar a operação na fábrica e gerenciar seus recursos humanos de maneira mais flexível.
Além disso, o plano prevê o pagamento de dias trabalhados no mês, 13° salário proporcional, férias indenizadas, aviso prévio de até três salários, multa de 40% sobre o FGTS e 2ª parcela da Participação nos Resultados.
Esse será o segundo PDV aberto em um período de um ano São José dos Campos. Em dezembro do ano passado, 630 funcionários aderiram ao programa em São José. O objetivo da empresa era ter a adesão de 830 funcionários.