O Vale do Paraíba é a sede do maior exercício militar realizado pelo Exército Brasileiro em 2024.
Com a participação de 7.752 militares, uso de 15 aeronaves e quase 500 veículos, as tropas iniciaram uma série de atividades que vão se estender por dez cidades da região do Vale do Paraíba, oito delas em solo paulista e mais Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro.
Os militares enfrentarão em diferentes exercícios por terra, ar e água, situações próximas da realidade de combate, “no mais alto nível de comando operacional”, descreveu o Exército.
A operação será realizada até o dia 4 de dezembro e foi chamada de “PERSEU”, semideus filho de Zeus que matou Medusa na mitologia grega.
As atividades começaram, em Taubaté, onde o Exército reúne todos os militares, equipamentos, viaturas e aeronaves para que o Comandante Militar do Sudeste, o General Guido Amin Naves, verifique o nível de preparo dos participantes.
De Taubaté, as tropas seguem para Cruzeiro, cidade em que realizam na quarta (27) um “assalto aeromóvel”, operação que consiste em ações com aeronaves no território inimigo, como reconhecimento, segurança, infiltração, incursão e exfiltração.
No Vale do Paraíba paulista, o Exército ainda vai passar por Caçapava, Pindamonhangaba, Lorena, Cachoeira Paulista, Silveiras e Areias.