O Governo do Estado de São Paulo tem planos de conceder a operação da Estrada de Ferro Campos do Jordão, que liga Campos do Jordão a Pindamonhangaba, para a iniciativa privada. A informação está presente no “Programa de Turismo Ferroviário do Estado de São Paulo”, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Turismo.
A ferrovia possui 47 km de extensão, dos quais 16 km estão em região de serra e 31 km em planalto. Atualmente, apenas 7 km do trecho dentro do município de Campos do Jordão estão operacionais. Em 2017, quando toda a extensão de 47 km ainda funcionava, a ferrovia transportou 206.095 passageiros.
Investimentos em Recuperação
O Governo de São Paulo está investindo na revitalização do trecho que conecta Campos do Jordão a Santo Antônio do Pinhal, com a expectativa de recuperação de mais 9 km até os primeiros meses de 2025.
Estudos para Concessão
O documento destaca que a Companhia Paulista de Parcerias (CPP) contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) para realizar estudos visando preparar a ferrovia para concessão. A previsão é que uma audiência pública sobre os estudos seja realizada até o início de 2025.
Estrada de Ferro
A Estrada de Ferro Campos do Jordão foi idealizada pelos médicos Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho para facilitar o acesso de seus pacientes a Campos do Jordão, uma vila localizada no alto da Serra da Mantiqueira com clima favorável ao tratamento de tuberculose.
A construção foi autorizada pelo Governo do Estado de São Paulo em 28 de novembro de 1910 e teve início em 27 de abril de 1912, com sua inauguração ocorrendo em 15 de novembro de 1914. Desde a década de 1970, a ferrovia passou a ser utilizada prioritariamente para transporte de passageiros e turismo.