Pindamonhangaba realizará o Festival de Curtas-Metragens Juventude em Movimento nesta quarta-feira (6), das 16h às 20h, no Teatro Galpão. O festival contará com a exibição de 40 curtas-metragens, organizados em quatro blocos, com 10 produções de até três minutos cada. Essas obras foram criadas por alunos durante as oficinas de audiovisual do projeto Juventude em Movimento, uma parceria entre a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura e o Grêmio União, apoiada por emendas impositivas dos vereadores Rogério Ramos e Felipe Guimarães.
O projeto, além da produção dos curtas, incluiu palestras e rodas de conversa para promover os direitos humanos e conscientizar os jovens sobre esses temas. Para a exibição, três profissionais da área do audiovisual foram convidados a avaliar os curtas, e o público presente também poderá participar, atribuindo notas aos filmes por meio de um QR Code. A pontuação do público será somada à avaliação dos curadores do festival, e os vencedores serão anunciados ao final do evento.
“A iniciativa visa afirmar os direitos e o protagonismo dos jovens da nossa cidade, proporcionando visibilidade e acesso a recursos, cultura e tecnologia, com foco na inserção social da juventude”, destacou Cidinha Pedroso, diretora de Direitos Humanos da Prefeitura.
A entrada para o festival é gratuita e o público ainda receberá pipoca e refrigerante. Além disso, a organização disponibilizou ônibus e lanches para que escolas convidadas possam levar alunos para o ‘dia de cinema’.