noticias906 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Vale !

Cidades do Vale

Pinda recebe o 1° Festival Multicultural Mov.Ocupa - Arte pelo Clima

Publicada em 04/11/24 às 15:22h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pinda recebe o 1° Festival Multicultural Mov.Ocupa - Arte pelo Clima  Compartilhar a noticia Pinda recebe o 1° Festival Multicultural Mov.Ocupa - Arte pelo Clima  Compartilhar a noticia Pinda recebe o 1° Festival Multicultural Mov.Ocupa - Arte pelo Clima

Link da Notícia:

Pinda recebe o 1° Festival Multicultural Mov.Ocupa - Arte pelo Clima
 (Foto: Divulgação)
Nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2024, Pindamonhangaba se transformará em palco de um dos eventos mais inovadores do calendário cultural e ambiental: o 1° Festival Multicultural Mov.Ocupa - Arte pelo Clima.

Promovido pelo Instituto Sabiá, através do programa Mov.Cicla, com patrocínio da Novelis via Lei Rouanet e o apoio da Prefeitura, o festival será realizado na Praça 7 de Setembro. 
O evento visa unir cultura, educação e sustentabilidade para engajar a população em ações coletivas de impacto voltadas ao desenvolvimento sustentável. O festival pertence ao Programa Mov.Cicla e nasce com um propósito claro e impactante: unir cultura e educação ambiental para promover uma ação coletiva em prol do desenvolvimento regenerativo e sustentável. Em três dias de intensa programação, mais de 5 mil pessoas serão impactadas por atividades que englobam oficinas temáticas, exposições, apresentações artísticas e de projetos comunitários voltados à transformação social e ambiental e uma Ecofeira.

A abertura do festival acontecerá no dia 21 de novembro, às 14h, dando início a uma programação diversificada e envolvente. Além de uma exposição de artes que reúne artistas e obras que trabalham com as temáticas da reciclagem não apenas de objetos, mas de nossas visãoes de mundo, o festival também contará com a revitalização de carroças usadas por catadores de recicláveis – uma iniciativa que celebra a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais.

Programação Cultural e Socioambiental: Uma Imersão Transformadora - Com um total de 25 atividades distribuídas em três locais diferentes do município, o festival oferece opções para todas as idades e interesses. Entre os destaques estão as oficinas criativas, apresentações teatrais e musicais e cineclubes. A exposição “Arte pelo Clima”, que evidencia como resíduos podem ser transformados em obras artísticas e nos convida a ressignificar nosso olhar para a relação com a natureza, promete ser um dos pontos altos do evento.
Outras atividades incluem a vivência “Cores da Terra”, com os jovens da APAE, a contação de histórias “A água que brota do Monte” e a peça teatral “Eu não quero um mundo imundo”. Também teremos a EcoFeira Mov.Ocupa, realizada em parceria com a equipe da Feira da Vila, que dará visibilidade a iniciativas de economia circular e criativa e com responsabilidade socioambiental.

Os estudantes de instituições de ensino públicas locais terão oportunidades de participar de vivências diversas que, por meio da arte, trarão para a pauta os temas consumo consciente, gestão adequada de resíduos e crise climática. Estudantes universitários serão convidados a participar de cineclubes e rodas de prosa sobre questões ambientais e sociais e catadores de materiais recicláveis terão vaga cativa em atividades como o CineLuar Socioambiental e a Vivência com Papelão Madeira, que agrega valor a um produto tão desvalorizado para a venda no atual cenário econômico.

Impacto Social e Mobilização Comunitária – Este festival está alinhado à Agenda 2030 (ONU), ao Plano de Ação pelo Clima (ONU/UNEP) e a Lei 17.806/2023, que regulamenta a gestão de resíduos sólidos gerados em eventos no Estado de São Paulo. Em parceria com diversas instituições, como a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, APAE, Coopera Eventos e Liga da Reciclagem, o Mov.Ocupa reforça a importância da gestão adequada de resíduos sólidos, oferecendo a estrutura necessária para o gerenciamento sustentável do evento e para a orientação adequada ao público presente. 

A iniciativa integra o Mov.Cicla, um programa de arte/educação socioambiental inovador do Instituto Sabiá que já beneficiou mais de 100 mil pessoas e impactou diretamente educadores, estudantes, agentes comunitários de saúde e catadores de recicláveis em diversas regiões. O programa promove a formação de multiplicadores e a conscientização popular sobre consumo responsável, gestão adequada de resíduos, regeneração e sustentabilidade integral, colaborando com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU).

Informações com Crizane Ferreira (12) 99194-3106 e Julio Moraes (12) 98261-2147

Acesse o site CLIQUE AQUI 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 93585-8452

Visitas: 291143
Usuários Online: 458
Copyright (c) 2024 - Conexão Vale - Conexão Vale - Sua Revista Eletrônica
Converse conosco pelo Whatsapp!